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Not�cia - 5 benefícios e 4 dicas de fazer exercícios aeróbicos em casa 01/04/2021
5 benefícios e 4 dicas de fazer exercícios aeróbicos em casa

As restrições estão maiores e realizar seu treino aeróbico em casa nunca foi tão importante. Para ajudar na contenção do coronavírus, pedimos para a Vanessa Furstenberger, personal trainer, dar alguns conselhos que vão te ajudar na missão de, mesmo sem pisar na rua, manter os exercícios em dia.

Vamos conferir o que nossa especialista tem a dizer?

Dicas para os exercícios aeróbicos em casa

1. Organizar um espaço que seja fácil de treinar, quer dizer, sem ter que tirar muita coisa, ou organizar muito na hora do treino. Quanto mais dificuldades tivermos para começar o treino, maior será a preguiça para que isso aconteça;

2. É importante adaptarmos nosso horário de trabalho (home office), estudo ou de tarefas de casa mesmo, para que possamos encaixar alguns minutos de treino. Firmar um compromisso com você mesmo e não falhar fica mais fácil de manter a regularidade dos treinos. Se for treinar em uma esteira, bike, ou elíptico, mantenha o equipamento de frente para uma vista externa ou para uma TV para que o tempo passe mais rápido e o exercício não se torne monótono;

3. Dependendo do tipo de treino aeróbico que escolher fazer, deixe um espaço reservado para ele. Outra dica é usar tapetes no caso de pisos escorregadios e tirar objetos que possam causar acidentes durante a sua movimentação;

4. Mantenha janelas abertas, ambiente claro e arejado para evitar desconforto durante o treino te fazendo desistir do exercício. Se o local escolhido para o treino for pouco ventilado e não possuir ar condicionado, providencie um ventilador para os dias mais quentes.

E os benefícios

Já está mais do que provado por diversos estudos a importância de se manter ativo, não só agora que é um momento especial, mas na vida.

O exercício, aeróbico ou não, promove para a saúde do corpo benefícios como:

1. Controle de doenças crônicas como o câncer e doenças auto imunes;

2. Previne contra doenças cardiovasculares, diabetes e principalmente contra a obesidade;

3. Todas essas patologias são fatores de risco para o Covid, que é nossa maior preocupação no momento. Mas também serve para outros tipos de doenças causadas por vírus e bactérias, que ameaçam o nosso estado de saúde geral.

4. Outro fato que traz como importante a prática de exercícios aeróbicos é que a prática regular dos mesmos faz com que o nosso sistema imune se fortaleça. Além disso, ele evita que o corpo seja acometido de várias doenças como as mencionadas anteriormente causada por vírus da pandemia ou até mesmo vírus oportunistas que nos deixam mais suscetíveis a contaminações diversas.

5. Além do nosso corpo, o exercício regular é um santo remédio para a nossa mente, porque durante e após o exercício liberamos substâncias e hormônios que nos deixam relaxados, com sensação de prazer e bem estar aliviando o estresse e cuidando da nossa saúde mental. Além disso, nos tira do stress cotidiano pelo menos no momento em que estamos praticando.

Ajuda a perder peso

Outro problema que a pandemia trouxe, para muitas pessoas, foi o ganho de peso. Por isso, Vanessa destaca a necessidade de manter a rotina de atividades físicas. Os exercícios aeróbicos são ainda mais importantes quando ficamos trancados em casa e nos movemos menos.

“Se não conseguimos a princípio fazer uma dieta mais restritiva devido ao próprio estresse e desmotivação, devemos começar aos poucos a incluir uma rotina de treino, mesmo que de forma gradativa, já ajuda a aumentar esse gasto de energia e mesmo que não se faça a diminuição da quantidade ou a mudança da qualidade dos alimentos já começamos a perder peso”, reforça.

Por fim, a personal trainer acredita que uma rotina saudável nos ajudará. “É importante portanto mantermos uma rotina diária de exercícios em casa porque aos poucos vamos sentindo vontade de nos alimentarmos melhor também e uma coisa acaba puxando a outra e nos tirando da inércia.

Outro ponto importante é, se você sai para ir ao mercado ou padaria, fazer isso a pé, assim gastará mais energia no nosso dia a dia e aos poucos vai eliminando o excesso de peso que ganhamos na pandemia. Quando começamos a ver os resultados aparecendo, isso nos trará motivação para não desistirmos”, encerra.

Fonte: Sport Life
     
 
 
 
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