|
|
Not�cia - Como lidar com a pele ressecada no outono
06/05/2024
Como lidar com a pele ressecada no outono
Está sentindo a sua pele ressecada? Basta cair as temperaturas para notar que é preciso fazer algumas adaptações no nécessaire.
Conversamos com a expert e dermatologista Valéria Marcondes, e aqui ela dá dicas para equilibrar esse quadro que é tão comum nessa época do ano. Confira:
Como fica a nossa pele no outono?
“Nessa época do ano, a gordura existente na camada superficial da pele é removida, gerando desidratação – com ressecamento, descamação e irritação da pele incluídos, sem falar do agravamento de problemas dermatológicos já existentes, como a psoríase e as dermatites atópica e seborreica”, conta a dermatologista Valéria Marcondes.
Além disso, com a baixa umidade do ar aliada à poluição, também é comum os lábios ficarem muito ressecados. “Isso acontece porque eles estão mais sujeitos ao vento, à poeira, à poluição e ao tempo muito seco. Isso retira a oleosidade e hidratação natural do lábio”, diz a expert.
Outras partes do corpo também sofrem com a mudança de estação. Os joelhos, cotovelos, pés e mãos são áreas que têm poucas glândulas sebáceas e estão mais sujeitas ao ressecamento.
Regule a temperatura do banho
Além da mudança do clima, alguns hábitos errados podem piorar a qualidade da pele e do couro cabeludo.
“O principal deles é tomar banhos demorados e muito quentes. A água em alta temperatura retira a oleosidade e favorece o aparecimento da dermatite seborreica. Esfregar muito a pele corporal com bucha também agride os tecidos e resseca ainda mais”, explica Dra. Valéria.
A temperatura da água do banho deve ficar entre 35C e 40°C , embaçando só um pouco o espelho. Se todo o espelho do banheiro ficar embaçado, a água deve estar em excessivos 45º C, aproximadamente.
Atenção ao skincare facial e corporal
Quando o assunto é skincare facial, basta uma água morna e um pouco de sabonete para limpar a pele. Prefira sabonetes líquidos mais suaves, e após limpeza e tonificação, aplique hidratantes com ácido hialurônico e ativos firmadores.
Vale lembrar que mesmo no outono-inverno devemos utilizar protetor solar diariamente. Ele precisa ser adequado para o seu tipo de pele e ter FPS de no mínimo 30.
Já para o corpo, se jogue nos hidratantes corporais. O segredo é aplicá-los na pele ainda úmida para potencializar a penetração dos produtos.
“Dê preferência para casacos e blusas de moletom, de algodão ou flanela. Quando utilizar lã acrílica ou fios sintéticos, vista uma camiseta por baixo para evitar contato direto com a pele e prevenir coceiras e alergias”, alerta a dermatologista.
Cuidados com os pés
Um erro comum ao cuidar dos pés é lixá-los com muita intensidade, pois quanto mais agressiva for a esfoliação, maior será o rebote produzido pela pele, então a pele fica ainda mais grossa.
“Em um primeiro momento, podemos perder a capacidade de autoproteção, tirando também o estrato córneo natural que protege os pés, o que abre a porta para fungos e bactérias, além de aumentar a sensibilidade e ajudar no desenvolvimento de dermatite irritativa ou de contato”, diz a médica.
Diante disso, a esfoliação natural é a melhor forma para resolver o problema da pele mais grossa. “Antes de esfoliá-los, os pés devem ser embebidos em uma solução que pode ser de água com uma mistura de óleos e só depois fazer a esfoliação, em movimentos circulares”, recomenda. Em seguida, hidrate os pés com cremes à base de lanolina, manteiga de karité, vitamina E, vitamina B5 e ureia.
Fonte: Beleza na Web
|
|